Andanças 2002
à Descoberta da Serra, apresenta-se

O Andanças é um festival diferente, onde não se vem ver, vem-se fazer. Durante o dia participa-se nas diversas oficinas de dança, música, artesanato, ou numa das actividades que levam à descoberta da Serra da Gralheira; à noite... baila-se. A grande aposta do festival é a difusão da dança e da cultura popular de uma forma participativa e dinâmica. O Andanças é a concretização de um novo espaço cultural, onde os participantes experimentam as diferentes manifestações culturais que lhes são propostas (música, dança, teatro, artesanato e muito mais), num processo de aprendizagem ilimitado e sem complexos. A miríade de experiências propostas extravasam os limites dos países e das nações, levando à descoberta de outras culturas, de uma forma natural e enriquecedora.
O Andanças promove as danças de raiz tradicional de vários pontos do globo: desde os pauliteiros de Miranda, passando pelo samba do Brasil, mazurcas de França, danças ciganas, muinheiras da Galiza, Street dance ou kizomba de Angola...



Promove também todas as actividades que se integrem no espírito do Festiva - actividades manuais e tradicionais - da cozedura do pão, ao trabalho em madeira, esculturas em pedra, fiação de lã, construção de instrumentos, desportos radicais, passeios pedestres...
A ocupação dos mais novos tem sido outra prioridade, dado o crescente número de crianças que participam no Festival - histórias à fogueira, construção de brinquedos, danças para crianças, construção de mobiles, expressão musical, movimentos e pinturas, fazem parte das propostas deste ano.

O Festival decorre num clima de contacto com a Natureza, propondo-se o acampamento no sopé da montanha. A Serra da Gralheira e a Aldeia de Carvalhais são o espaço onde decorre o Andanças, permitindo um reencontro com o campo, valorizado pelo rico património natural, humano, histórico e arqueológico desta região. Perante este cenário a programação tem-se direccionado cada vez mais para a Serra, criando actividades que proporcionem a sua descoberta. Como resultado, este ano haverá também actividades de educação ambiental para crianças e adultos, que incluem visitas pela serra, debates sobre a conservação dos valores ambientais presentes na serra, o impacto da desertificação na economia local e na preservação dos referidos valores ambientais.

Programa diário

...Início da manhã:
Aulas de meditação, concentração e aquecimento.
...Meio da manhã:
Oficinas de dança, passeios na Serra, actividades para crianças, desportos, oficinas paralelas, ofícios tradicionais na aldeia.
...Tarde:
Oficinas de dança, actividades para crianças, oficinas paralelas e passeios na Serra.
...Final da tarde:
Espectáculos na Capela.
...Noite:
Bailes em 4 palcos em simultâneo com grupos de música ao vivo e em 2 palcos animados por DJ - música do mundo.
...Pela noite dentro:
Espaço aberto à improvisação musical. Fogueira de Histórias. Cozedura de cerâmica.

ANDANÇAS 2002
PROGRAMA DIÁRIO


 

 



Organização

Pedexumbo
C. M. S. Pedro do Sul
Fábrica da Igreja de Carvalhais
Escola Profissional de Carvalhais
Junta de Freguesia de Carvalhais


Contactos

Apartado 2195, 7001-901 Évora
Tel. (+351) 266 732 504
Telemóvel: (+351) 91 763 8023

E-mail: pedexumbo@pedexumbo.com
Internet: http://www.pedexumbo.com


Associação apoiada pelo Min. da Cultura - IPAE